Isso é bom mesmo?

Então, sabe Harry Potter? Outro dia fui assistir o sexto filme no shopping. Vi lá uma câmera dessas de filmar lindinha. Só passei a vista. Assim, na vitrine, quase que de relance. Daí comecei a refletir. Sobre o mundo, a tecnologia, como estão as coisas hoje em dia.

Ninguém mais precisa, ao sair, ir carregando um mp3, mp4, celular, câmera digital, notebook, modem – nada, nada. Já existem os smartphones. São os estilos iPhones (smarts da Apple). Cabe tudo dentro de um aparelhinho, que serve, inclusive, para telefonar! Tem tudo. Editor de textos, planilha, imagens, internet, câmera…!!! Falta mais? Você pode até telefonar através de imagens (como se tivesse usando o Skype) se a outra pessoa tiver um aparelho semelhante…

Pois é, apesar da idade, essas coisas me surpreendem. Se você souber olhar bem, é algo que acontece numa velocidade estonteante. Há menos de duas décadas utilizavam-se apenas máquinas de escrever na imprensa. O computador foi tomando lugar (aquele com o Windows 94, 95). Chegaram os celulares (verdadeiros tijolões naquela época). E agora tem tudo isso (muito mais aprimorado) dentro de um aparelhinho menor que a palma da sua mão.

Esse fenômeno com o qual nos deparamos é a chamada “convergência tecnológica”. Diz-se desta que os aparelhos tendem a tornarem-se multifuncionais e menores nesta nova onda de produção.

Tal como aconteceu com os telefones celulares agregando imagens e informática, aconteceu com a internet nos computadores agregando todos os outros tipos de mídia. E barateando os custos. Já percebeu que deu para substituir tudo? E se não tem de graça porque é livre, tem do pirata?

Internet substituiu mídia impressa como jornais e revistas. Tais têm seu sítio online. As maiores agências de notícia do Brasil e mundo têm sim. E você lê de graça. Internet também transmite rádio ao vivo. Quando não é isso, existem os blogs, os portais de notícias, os fóruns que já têm origem na própria web. Tudo free. Informação circula, assim, de graça pra você. Ainda. Você faz download e upload de arquivos. Baixa livros. Baixa filmes. Baixa músicas. Tudo que você teria comprado ou tido que pagar pelo serviço, e no computador teve tudo ao seu alcance apenas ao dardejar de rápidos cliques. E-de-graça.

Encontra pessoas que nem sempre pode estar presente na sua vida. Faz parte de redes sociais e sempre mantém vivas aquelas relações – porque não as quer ter perdidas. Comunicadores instantâneos, correios eletrônicos. Fala ao mundo e dá a volta ao mundo em um milisengundo. Você deve estar convencida: “um mundo de possibilidades, realmente, maravilhoso isso”. Não, né. Antes fosse.

Se todos usassem esse meio como forma de selecionar melhores expressões artísticas, agregar conhecimento científico, e não manter relações vazias ou distanciadas no MSN ou no Orkut, e zumbizar na frente do computador para matar o tempo lendo e vendo assuntos supérfluos – isento desses casos as utilizações por motivos profissionais – seria a internet realmente uma maravilha. Mas não é esse o perfil que vemos dos usuários por aí.

Igual é o nível de informações que encontramos na web. Se você não souber filtrar, e muito bem, sua intelectualidade fica a ver navios. Vai só olhar fofocas, notícias sensacionalistas e espaços humorísticos. Talvez existam estatísticas, mas os sites mais populares deixam a desejar. Orkut, YouTube, Twitter. Alguns blogs, quem sabe, passam nisso. Porque nem os portais mais conhecidos. Apenas os de notícias. Mas enfim, a quantidade de besteiras é muito grande. Por isso, não vou mais contribuir nesse sentido. Fica aí uma dica minha, fique sabendo que meu resultado deu o Homem de Ferro na primeira tentativa, na segunda deu a Besta.

A imbecil voluntária.

Uma resposta to “Isso é bom mesmo?”

  1. Marcia Paula Says:

    É sim, querida, muitas vezes a tecnologia é mal utilizada.Beijos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: